Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vladimir Putin ordena exibição de documentários na Rússia sobre ofensiva na Ucrânia

Presidente deseja que as filmagens estejam nos cinemas do país antes do aniversário de um ano da guerra, em fevereiro

Internacional|

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante ligação com menina russa
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante ligação com menina russa Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante ligação com menina russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta terça-feira (3) que o governo exiba "documentários" sobre a ofensiva das forças de Moscou na Ucrânia, antes que a mesma complete um ano em fevereiro.

Putin pediu ao Ministério da Cultura "que apresente propostas para garantir a exibição de documentários nacionais nas redes de cinema sobre temas relacionados à operação militar especial e à luta contra a propagação da ideologia neonazista e neofascista", segundo mensagem publicada no site do Kremlin.

A Rússia justifica a ofensiva na Ucrânia com o desejo de "desnazificar" o país, e o Kremlin acusa o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, e as autoridades de Kiev de conivência com os movimentos ultranacionalistas.

Por outro lado, Moscou apresenta a ofensiva como um conflito com o Ocidente, devido ao fornecimento de armas pelos países ocidentais a Kiev.

Publicidade

A decisão ocorreu após vários contratempos sofridos pelo Exército russo na Ucrânia, que nos últimos meses teve que abandonar a província de Kharkiv, no nordeste, e a cidade de Kherson, no sul.

Na segunda-feira, os militares russos tiveram que reconhecer um ataque conta as próprias tropas na cidade de Makiivka, no leste da Ucrânia, responsável pela morte de pelo menos 63 pessoas.

Publicidade

A Rússia já aprovou inúmeras leis para controlar o discurso em torno da "operação militar especial", como classifica o conflito.

A lei pune severamente quem dissemina o que a Justiça russa considera como "mentiras" sobre as forças armadas.

Ucrânia decide demolir estátua de 122 anos que simbolizava poder do império russo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.