Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Votação começa com confusão e dúvidas nos EUA

Problemas lembram os ocorridos em 2000, quando a decisão foi levada para a Justiça

Internacional|Fabio Cervone, colunista do R7

Na Flórida, eleitores ficaram até cinco horas na fila para votar
Na Flórida, eleitores ficaram até cinco horas na fila para votar Na Flórida, eleitores ficaram até cinco horas na fila para votar (Alan Diaz/ASSOCIATED PRESS)

O sistema de voto antecipado na Flórida, o maior entre os Estados considerados decisivos, ficou sobrecarregado e em alguns lugares levou mais de cinco horas para escolher o candidato na urna. Para tornar as coisas mais difíceis, nos Estados de Nova Jersey e Nova York, localizados na costa leste do país e fortemente atingidos pela tempestade Sandy, centros de votação foram obrigados a mudar de localização em função da escassez de energia, o que poderá dificultar o eleitor a encontrar sua zona eleitoral.

A confusão na Flórida foi chamada pelo site de notícias HuffingtonPost de um verdadeiro fiasco. O Wall Street Journal alegou neste domingo (4) que muitas pessoas esperaram para votar mais de cinco horas em algumas zonas em Miami. O site de notícias locais DailyKos publicou um texto em que relatava uma espera de nove horas.

Tais dificuldades são preocupantes, principalmente por três motivos: a Flórida tem um sistema que já falhou no passado recente; é o maior Estado indeciso, podendo influenciar o resultado; e a votação antecipada deveria facilitar o processo e impedir gargalos no dia oficial de eleição, terça-feira (6).

Em eleição apertada, participação de jovens pode definir presidente

Publicidade

Obama e Romney empatados em nova pesquisa

O professor de Ciência Política da Universidade da Flórida Dan Smith manifestou sua preocupação ao HuffingtonPost.

Publicidade

— Nós estamos assistindo a um colapso eleitoral que é estranhamente parecido com o do ano 2000.

No caso citado por Smith, complicações similares durante a votação na Flórida, em 2000, levaram a decisão para a Suprema Corte dos EUA, que deu a vitória para George W. Bush, mesmo este tendo recebido meio milhão de votos diretos a menos que seu rival, o democrata Al Gore.

Publicidade

Tempestade Sandy

Os estragos causados pela tempestade Sandy, que atingiu o nordeste dos EUA deixando pelo menos cem mortos, já estão alterando a organização de algumas zonas eleitorais em Nova Jersey e Nova York devido à falta de energia.

Como muitos destes locais só terão o fornecimento normalizado no dia 11 de novembro, equipamentos e funcionários eleitorais foram obrigados a procurar estabelecimentos que tivessem fornecimento seguro e regular de luz. Dessa forma, muitas pessoas desavisadas poderão perder a viagem para exercer a cidadania, se dirigindo para lugares errados.

A equipe do governador de Nova Jersey, Chris Christie, alegou que os eleitores afetados poderão exercer o direito de voto por e-mail ou fax, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

O departamento federal de energia dos EUA afirmou que 2,7 milhões de pessoas continuam sem energia nos Estados de Nova York e Nova Jersey.

Complicações

Aparentemente, nesta eleição norte-americana, o peculiar e confuso sistema democrático vigente, aliado aos problemas causados pela catástrofe que afetou recentemente o nordeste dos EUA, pode levar o pleito novamente para a Justiça Federal.

Antes mesmo das campanhas entrarem na reta final, democratas e republicanos já discutiam nas cortes sobre dois temas polêmicos deste complicado processo: alguns Estados mudaram na última hora as exigências para exercer o voto, incluindo a obrigatoriedade de documentos anteriormente desnecessários, algo que tiraria o direito de muitos de votar; além disso, a possibilidade de se votar antecipadamente também foi motivo de questionamento jurídico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.