Vulcão em erupção coloca Costa Rica em estado de emergência
Há vários dias as cinzas vulcânicas têm se espalhado pela região da capital do país
Internacional|Do R7

O governo da Costa Rica decretou estado de emergência nos últimos dias por causa da emissão constante de cinzas do vulcão Turrialba, um dos maiores vulcões do país.
Um comunicado da CNE (Comissão Nacional de Emergência) local mostra que a situação tem se estendido por vários dias, já que tem havido erupções contínuas que têm espalhado as cinzas pela atmosfera.
A situação obrigou o cancelamento de voos internacionais, na última quarta-feira (4) que saem e chegam ao país. Os voos foram retomados posteriormente, mas a situação ainda requer atenção especial.
Devido ao vento, as cinzas atingiram a capital, San José, e outras cidades como Heredi, Cartago e Alajuela, onde fica o aeroporto internacional. A região foi a mais afetada pelo estado de emergência e concentra cerca de 70% da população costa-riquenha.
A população foi aconselhada a usar óculos de proteção, roupas adequadas que protejam e chapéus. Alimentos colhidos na região também devem passar por lavagem especial.
Vulcão Aso entra em erupção no Japão após 36 anos
Além da erupção vulânica, o Observatório Sismológico e Vulcanológico da Universidade da Costa Rica, registou um tremor sísmico, que está aumentando de intensidade e que reforça o alerta.
Situada no conhecido Anel de Fogo, no Oceano Pacífico, a Costa Rica está localizada em uma região de intensas atividades vulcânicas e sísmicas e merece atenção especial das autoridades.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!












