Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski afirma que planeja se reunir com presidente da China

Líder da Ucrânia disse que encontro com Xi Jinping, ainda sem data, seria 'positivo' para a 'segurança do mundo'

Internacional|

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante coletiva de imprensa
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante coletiva de imprensa Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante coletiva de imprensa

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse nesta sexta-feira (24), em entrevista coletiva com jornalistas estrangeiros em Kiev, que "planeja se encontrar com [o presidente] Xi Jinping" para acrescentar a China aos esforços para o fim das hostilidades na Ucrânia, o que implicaria a retirada da Rússia do país.

"Antes de mais nada, tenho planos para me encontrar com Xi Jinping. Penso que será positivo para os nossos países e para a segurança do mundo", comentou.

Zelenski insistiu que "a China respeita a integridade territorial" dos países e "deve, portanto, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tirar a Rússia do território ucraniano".

O mandatário de Kiev disse esperar que a China não envie armas para a Rússia e ressaltou que está trabalhando para impedir que isso ocorra.

Zelenski, que não revelou detalhes sobre onde ou quando essa hipotética reunião ocorreria, centrou a sua presença na reivindicação da "fórmula de paz" que a Ucrânia apresentou, que prevê uma cessação das hostilidades que inclui a retirada russa e enfatiza o cumprimento dos princípios da Carta das Nações Unidas.

Imagens contam história de um ano de guerra na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.