Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski ao Parlamento da França: 'Vocês sabem o que significa liberdade, igualdade e fraternidade'

Presidente ucraniano citou os ideais da Revolução Francesa e fez apelo por ajuda militar e por mais sanções contra a Rússia

Internacional|Letícia Sepúlveda, do R7

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante pronunciamento ao Parlamento da França
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante pronunciamento ao Parlamento da França Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante pronunciamento ao Parlamento da França

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, voltou a pedir ajuda militar e novas sanções contra a Rússia, em discurso na Assembleia Nacional da França, nesta quarta-feira (23). Ele ainda citou ideais da Revolução Francesa durante o apelo: "Vocês sabem o que significa liberdade, igualdade e fraternidade".

"Desde que as tropas chegaram, fizeram ataques brutais, lançaram bomba em uma maternidade, enquanto mulheres se preparavam para dar à luz seus filhos. Uma delas perdeu a vida e seu bebê, ela pediu ao médico que a deixasse morrer, não via razão para viver", contou.

O presidente denunciou o assassinato de refugiados e jornalistas e ainda pediu um minuto de silêncio em honra aos milhares de ucranianos mortos após a invasão russa.

Segundo ele, houve negociações com a Rússia em 2019, mas em 24 de fevereiro (dia da invasão), o diálogo foi suspenso. "Buscamos a verdade em campos de batalha, já que as negociações falharam."

Publicidade

Leia também

"Precisamos pressionar juntos para que a Rússia busque a paz. Nós reconhecemos os esforços do presidente Macron que sempre tentou estabelecer um diálogo com os russos. Nós contamos com a liderança da França para restaurar o território ucraniano", completou.

"As empresas francesas não podem continuar financiando a máquina russa. (...) Amanhã faz um mês que os ucranianos lutam pela liberdade e lutamos de forma heroica contra as forças invasoras."

Veja o antes e o depois de lugares bombardeados na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.