Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski denuncia captura de missão humanitária e 'negociações escandalosas'

Presidente da Ucrânia disse que busca tratados para a criação de corredores verdes em Kiev, Kharkiv, Zaporizhia e Lugansk

Internacional|

Volodmir Zelenski em pronunciamento ao público no início de março
Volodmir Zelenski em pronunciamento ao público no início de março Volodmir Zelenski em pronunciamento ao público no início de março

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, denunciou nesta quarta-feira (23, data local) que os invasores russos capturaram ontem uma coluna humanitária que se dirigia a Mariupol, onde cerca de 100 mil pessoas vivem em condições "subumanas", e afirmou que seus representantes estão avançando em negociações difíceis, às vezes "escandalosas".

Zelenski falou em um vídeo divulgado pela presidência ucraniana no qual se concentrou especialmente na situação em Mariupol, no sudeste do país, onde disse que "há cerca de 100 mil pessoas na cidade em condições subumanas, em um bloqueio completo, sem comida, sem água, sem remédios, sob constante bombardeio".

O presidente ucraniano acrescentou que há mais de uma semana tenta-se organizar corredores humanitários estáveis para os moradores de Mariupol, mas quase todas as tentativas são "frustradas pelos ocupantes russos por meio de bombardeios ou terror deliberado".

Além disso, denunciou que nesta terça-feira (22) uma das colunas humanitárias foi "capturada pelos ocupantes na rota acordada perto de Mangush". Apesar de tudo, ressaltou que foram resgatados 7.266 moradores de Mariupol nas últimas 24 horas.

Continua após a publicidade

Zelenski também afirmou que seus representantes estão tentando chegar a um acordo sobre corredores humanitários nas regiões de Kiev, Kharkiv, Zaporizhia e Lugansk.

Nesse sentido, anunciou que foi criada uma ferramenta online para todos aqueles que querem ajudar com itens humanitários para a Ucrânia e informou que nas últimas duas semanas seu país recebeu mais de 100 mil toneladas de ajuda humanitária.

Continua após a publicidade

Em relação às negociações, Zelenski declarou que seus representantes "continuam pressionando a Rússia pela paz".

"Representantes ucranianos estão trabalhando nas negociações, que continuam quase diariamente. É muito difícil. Às vezes escandaloso. Mas passo a passo estamos avançando", destacou.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/zelenski-denuncia-captura-de-missao-humanitaria-e-negociacoes-escandalosas-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.