Zelenski pede aos países do G7 que ajudem a criar um 'escudo aéreo' para a Ucrânia
País foi alvo de um intenso ataque da Rússia contra várias cidades ucranianas, incluindo a capital, Kiev
Internacional|Do R7, com AFP
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, pediu nesta terça-feira (11) ao G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, que ajudem a criar um escudo aéreo para impedir os ataques russos ao seu país, que se multiplicaram desde segunda-feira (10).
"Peço a vocês que fortaleçam o esforço geral para ajudar financeiramente na criação de um escudo aéreo para a Ucrânia. Milhões de pessoas agradecerão ao G7 por tal ajuda", disse Zelenski em uma reunião virtual de emergência dos líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo.
Os líderes do G7 afirmaram durante o encontro que vão exigir do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que "preste contas" após bombardeios na Ucrânia.
Moscou lançou mais de 80 bombas contra várias cidades ucranianas, incluíndo a capital, Kiev, que não era atacada desde junho. Segundo o último balanço, 19 pessoas morreram nos ataques.
A ofensiva militar da Rússia foi tratada como uma resposta a bomba que destruiu uma importante ponte da Crimeia, região anexada por Moscou em 2014.