Zelensky pede para discursar na próxima Assembleia Geral da OEA
Presidente ucraniano participou da reunião do ano passado e pediu ajuda para enfrentar as forças russas
Internacional|Do R7
O governo da Ucrânia solicitou à Organização dos Estados Americanos (OEA) que o presidente do país, Volodmir Zelensky, faça um discurso na Assembleia Geral da órgão, que será realizada em Washington no final de junho.
Em carta enviada à Secretaria-Geral da OEA e divulgada na quarta-feira (7), a missão de observação da Ucrânia na entidade apresentou uma solicitação formal para que Zelensky faça um discurso "ao vivo" e um pré-gravado na reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países membros.
Não está claro na carta se a declaração "ao vivo" de Zelensky seria feita pessoalmente ou por teleconferência.
O presidente ucraniano também participou da Assembleia Geral do ano passado, no Peru, por meio de uma mensagem de vídeo.
Durante o discurso, Zelensky pediu aos países membros da OEA que ajudem a Ucrânia diante da invasão da Rússia, como ele acredita que os libertadores latino-americanos Simón Bolívar e José de San Martín teriam feito.
Leia também
A Ucrânia é um dos 71 países que têm missões permanentes de observação na OEA. Em abril do ano passado, a organização suspendeu a Rússia como observadora em retaliação à sua invasão da Ucrânia.
A próxima Assembleia Geral da OEA, que é realizada anualmente, reunirá os ministros das Relações Exteriores dos 32 países-membros em Washington de 20 a 23 de junho.
Ucrânia inicia a retirada de 17 mil pessoas de áreas afetadas por inundação após destruição represa