Ação da PM causa tumulto entre policiais e moradores de ocupação em BH
Militares foram até o local para desobstruir vias de acesso ao terreno
Minas Gerais|Do R7
Moradores da região do Isidoro, na região norte de Belo Horizonte, entraram em confronto com a Polícia Militar na tarde deste domingo (10). De acordo com a corporação, o tumulto começou no momento em que policiais foram até o local para desobstruir vias de acesso à ocupação.
No local, vivem cerca de 8.000 famílias das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança. A PM informou que recebeu denúncias de que os ocupantes haviam colocado entulhos e pneus para obstruir as vias de acesso ao terreno. Diante dos fatos, as viaturas foram enviadas para reestabelecer o caminho.
Informações de moradores dão conta de que, no meio da confusão, um policial chegou a atirar. No entanto, a polícia ressalta que foi "recebida por pedradas e tiros". Depois do tumulto, as vias foram liberadas e a PM foi embora.
Reintegração
Está marcada para esta segunda-feira (11) uma ação de reintegração de posse no local, autorizada pela juíza Luzia Divina Peixoto, da 6ª Vara da Fazenda Pública Municipal. A operação planejada pela PM preocupa movimentos sociais envolvidos na construção das ocupações, como as Brigadas Populares, Pastoral da Terra, Movimento de Lutas nos Bairros e advogados voluntários. Ativistas denunciam o risco de "massacre", como ocorrido na expulsão do Pinheirinho, em São Paulo