Adolescente que matou colega de cela é "potencialmente perigoso", diz juiz
Magistrado afirmou que garoto já havia sido diagnosticado com uma psicopatia
Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

O adolescente de 16 anos que matou outro menor em uma cela da Dopcad (Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente) de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, já havia sido diagnosticado como uma psicopatia grave. A afirmação é do juiz da Vara da Infância e Juventude, Thiago França.
— O adolescente que supostamente teria praticado esse homicídio foi condenado ao cumprimento de uma internação em função da prática de um roubo. Mas, no curso do processo, foi diagnosticado com uma grave psicopatia, o que o torna potencialmente perigoso para o convívio em sociedade.
O crime aconteceu na última terça-feira (18) durante uma discussão entre os menores. O suspeito teria utilizado uma colher de plástico para ferir os olhos da vítima e, em seguida, enforcou o menor até a morte. No entanto, o juiz ressaltou que, devido aos problemas apresentados pelo suposto autor do crime, ele não poderia sequer estar internado na unidade.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
— Ele não deveria estar em um local de acomodação tão precária como a unidade de acautelamento de Contagem. Isso tudo está no processo, a subsecretaria de atendimento às medidas socioeducativas foi comunicada particularmente pelo diretor da unidade sobre as peculiaridades desse adolescente e não moveu qualquer palha para encaminhá-lo a uma unidade que tivesse o mínimo de condição de receber um personagem tão individualizado como esse.
Além disso, outro problema pode ter contribuído para o crime: a superlotação da unidade de acautelamento de menores no município. Em março deste ano, o juiz determinou a soltura de cinco adolescentes infratores.
— A unidade de Contagem, hoje, abriga 40 adolescentes quando tem apenas 15 leitos de alvenaria. É uma superlotação de mais de 300%.
No ano passado, uma audiência pública foi realizada na Câmara de Contagem para construir um novo centro de internação. Entretanto, segundo o vereador Fredim Carneiro, os terrenos selecionados pela prefeitura para a construção do espaço foram rejeitados pelo governo do Estado.
Em nota, a Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social) lamentou o assassinato do adolescente e informou que ele estava internado na unidade há dois dias. O órgão disse ainda que o agressor estava sendo mantido no local enquanto aguardava vaga em uma unidade adequada para o cumprimento de medida socioeducativa.














