Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda por que velório e sepultamento são importantes para elaboração do luto

Processo individual costuma ter cincos fases (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação)

Amparo e Tranquilidade com Grupo Zelo|Do R7 Conteúdo e Marca

Homenagens aos entes queridos foram prejudicadas por causa das restrições sanitárias
Homenagens aos entes queridos foram prejudicadas por causa das restrições sanitárias Homenagens aos entes queridos foram prejudicadas por causa das restrições sanitárias

A pandemia transformou a forma de vivenciar o luto e tornou o processo ainda mais doloroso e triste em alguns casos, já que as homenagens aos entes queridos foram prejudicadas por causa das restrições sanitárias necessárias para barrar o avanço do coronavírus.

O luto é um processo individual e costuma ter cincos fases (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação), de acordo com estudos da psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross. Não há um tempo fixo para que alguém passe por cada um desses estágios, podendo perdurar dias, meses ou até mesmo anos. Cada pessoa tem a sua forma de lidar com o luto.

Nem mesmo existe uma sequência dos estágios, e a supressão de rituais como o velório e o enterro, por exemplo, segundo especialistas no assunto, pode dificultar a elaboração do luto pelos familiares.

Esses eventos são importantes porque demarcam a despedida e celebram a memória daqueles que já se foram. São ritos coletivos para celebrar as pessoas amadas, relembrando os momentos especiais e amenizando a saudade com uma homenagem.

Publicidade

Papel semelhante tem o Dia de Finados, tradicional no Brasil, que tem tudo para ser ainda mais especial agora. No ano passado, muitos brasileiros não conseguiram ir aos cemitérios porque o acesso aos locais estava proibido em algumas localidades, devido ao isolamento social.

O que se espera neste ano é a volta dos túmulos enfeitados com flores em todo o país e milhares de pessoas homenageando quem já se foi, mas ainda se faz presente em sua vida.

Publicidade

Faça uma homenagem personalizada

Para a data, o Grupo Zelo, uma das maiores empresas no segmento de planos funerários, preparou uma maneira emocionante de você homenagear seu familiar falecido nas redes sociais ou compartilhar no WhatsApp e demonstrar a importância dessa pessoa para você.

Publicidade

Ao preencher um formulário, você vai receber gratuitamente um vídeo personalizado com a lembrança daquele que se foi e deixou saudades. Basta inserir algumas informações como nome, data de nascimento e fotos de seu ente querido e pronto, você já terá o vídeo especial. Saiba mais aqui.

Também foi criada uma extensa programação online e presencial nos cemitérios para quem quer participar de celebrações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.