Após 14 anos, Cine Brasil é reaberto ao público de BH
Tradicional espaço na Praça Sete recebe painéis de Cândido Portinari
Minas Gerais|Do R7

Quando as portas do Cine Brasil se abrirem ao público nesta quarta-feira (8), muitas lembranças e emoções virão à tona. Os frequentadores poderão apreciar a nova configuração do espaço, inaugurado em 1932 e fechado desde 1999 para reformas, e presenciar uma das exposições mais célebres da arte moderna do país.
O Cine Theatro Brasil-Vallourec terá em sua estreia os painéis "Guerra e Paz", de Cândido Portinari, que foram produzidos para a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. Os murais, iniciados em 1953 e entregues em três anos, são consideradas a obra-prima do artista, que morreu precocemente, em 1962, por uma intoxicação agravada pelos componentes das tintas a que tanto se dedicava.
Leia mais notícias no R7 Minas
A obra monumental, recém-restaurada, ocupa 28 placas que pesam 75 kg. Cada painel tem 10 metros de altura por 14 de largura para encantar quem estiver na praça Sete. A exposição passou por Rio e São Paulo e fica em Belo Horizonte até o dia 24 de novembro, de onde segue para Paris. Depois da capital francesa, "Guerra e Paz" voltará à sede da ONU, em NY, onde poderá ser apreciada em sua plenitude.
O Cine Brasil teve o espaço todo reformulado e ganha espaço para diferentes apresentações artísticas. São sete andares, com o teatro principal com capacidade para 1.000 espectadores, um teatro com 200 lugares, duas galerias para exposições artísticas e sala multiúso para 650 pessoas.
Serviço:
“Guerra e Paz", de Cândido Portinari
Cine Theatro Brasil (Na praça Sete, centro de BH)
De 9 a 24 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada gratuita. Visitas de hora em hora, em grupos de até 400 pessoas.















