Aposentado constrói casa ecológica em cima de árvore, na Grande BH
Madeiras de diferentes tipos foram recicladas para edificarem a construção
Minas Gerais|Do R7 MG, com Record Minas
Para Jésus José Gomes, admirar a natureza de longe não foi suficiente. O aposentado de 58 anos resolveu construir uma casa em cima de um pé de manga e, depois de cerca de 1.100 dias de trabalho árduo, tem a oportunidade de morar dentro da natureza, na cidade de Ibirité, na região metropolitana de BH.
Gomes se aposentou por invalidez e recebe uma pensão no valor de um salário mínimo. Ele é responsável por cuidar de duas filhas, sendo que uma está desempregada e a outra tem uma deficiência mental.
O aposentado conta que construiu a casa a partir da reciclagem de madeiras descartadas por outras construções. Ele recolhe materiais de diversas qualidades e os transforma em partes da sua residência.
Gari patinador arrasa na coleta de lixo e faz sucesso em Sete Lagoas
Bombeiros capturam iguana escondida em telhado de casa no norte de Minas
Para subir na casa na árvore, por exemplo, é necessário abaixar uma escultura de peixe em madeira, também feita pelas mãos de Gomes. Na medida em que o animal é puxado, uma escada de madeira desce do outro lado, pronta para receber o visitante.
Ele conta que, no começo, não tinha muito tempo para se dedicar a sua obra de arte, pois trabalhava fora. Nos últimos anos, no entanto, a dedicação pôde ser maior.
A casa na árvore possui sala de estar, cozinha, banheiro, um quarto de solteiro e outro de casal, com água encanada e luz elétrica. Na sala, Jésus pode descansar em uma rede enquanto assiste televisão, contando ainda com a companhia de um joão-de-barro, que ali construiu sua casa.
— Gostoso demais a gente ter um cantinho da gente.
A natureza faz parte de toda a casa no alto da mangueira. Além do verde que enfeita as janelas, partes da árvore são encontradas saindo das paredes e servindo de apoio para objetos. Gomes sempre optou por driblar os troncos e absorvê-los à decoração, ao invés de cortá-los.
Debaixo da árvore
Além da casa na mangueira, o aposentado também mora em uma casa normal, construída no mesmo lote. Grande parte da residência também foi erguida pelas mãos do aposentado, que fez o telhado, os muros de pedra e as diversas esculturas de madeira distribuídas pela casa.
Como se não bastasse a mão-de-obra na construção das casas e nas peças esculpidas, Gomes também faz artesanato com maquetes dentro de lâmpadas. As belas peças de arte nunca foram vendidas, mas ele não descarta a ideia.