Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Belo Horizonte organiza protesto contra tarifa de ônibus

Jovens se reúnem neste sábado (15); marcha no centro deve ocorrer dia 26 de junho

Minas Gerais|Do R7 MG

Policial agride manifestantes durante ato em São Paulo
Policial agride manifestantes durante ato em São Paulo

Moradores de Belo Horizonte se organizam no Facebook para contestar o preço das passagens de ônibus e a precariedade do serviço na capital mineira. Neste sábado, a partir as 13h, uma reunião está programada para a praça da Savassi, na região centro-sul. A primeira marcha pela redução das passagens foi marcada para o dia 26 de junho.

A passagem foi reajustada neste ano na capital mineira para R$ 2,80.

Quarta manifestação contra aumento da tarifa de ônibus em SP é marcada por tumulto e detenções

V de Vinagre: redes sociais reagem com ironia à polícia de SP

Publicidade

Os organizadores do movimento destacam que, dependendo da adesão, o grupo pode seguir pela Praça da Liberdade até a sede da prefeitura, na avenida Afonso Pena. Segundo Tom Caetano, que criou o evento que tem 7.500 confirmações até a tarde desta sexta-feira, a mobilização urgente é necessária.

— A reunião pela redução da tarifa de ônibus apresenta urgência devido a necessidade de sintonizar BH com as outras cidades, que já estão se comunicando e fazendo dessas manifestações um ato nacional. Não esperemos mais um aumento.

Publicidade

Marcha dia 26

Outro evento, programado para o dia 26 de junho, às 18h, na avenida Afonso Pena, recebeu a a adesão de quase 8.000 pessoas pela internet. A mobilização, de caráter pacífico, defende a redução da tarifa em Belo Horizonte, que hoje é de R$ 2,80, passe livre para estudantes e mais qualidade e segurança no transporte.

Um homem identificado como Luiz Henrique Strokes, que criou a página, orienta os manifestantes a não depredaram qualquer equipamento público ou privado e a levarem câmeras para registrar possíveis confrontos e provocações. O manifesto também orienta o porte de vinagre, para uma possível defesa contra "armas não-letais", máscaras artesanais para proteger o rosto de gases e mochilas para amortecer balas de borracha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.