Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Belo Horizonte teve 31% da chuva esperada para o mês de janeiro

Se o volume continuar baixo, Grande BH terá racionamento de água em maio

Minas Gerais|Felipe Rezende, do R7

Represa de Três Marias, na região central, tem apenas 10% da capacidade
Represa de Três Marias, na região central, tem apenas 10% da capacidade Represa de Três Marias, na região central, tem apenas 10% da capacidade

A chuva, principal "ajuda" esperada para evitar o racionamento de água na Grande Belo Horizonte, não apareceu na capital mineira no primeiro mês do ano. A cidade registrou apenas 31% do volume esperado para janeiro, complicando ainda mais a situação dos reservatórios que abastecem a região.

De acordo com instituto PUC Minas TempoClima, até sexta-feira (30) Belo Horizonte teve 93mm de chuva. A média história para o mês é de 296mm. O restante do Estado também sofreu com a falta de precipitação. No norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri houve ausência de chuva, ou seja, não choveu durante 30 dias.

Leia mais notícias no R7 MG

Ex-diretor da Copasa diz que falta de água não foi divulgada por "timidez mineira"

Publicidade

No Triângulo Mineiro a média do mês atingiu apenas 40% do aguardado, mesmo número registrado no sul do Estado e na Zona da Mata. O oeste de Minas foi a única região em que a chuva ficou acima de média, com 60% do que era esperado.

Segundo o TempoClima, o volume baixo foi causado por uma forte massa de ar seco que atuou no Estado, o que gerou um bloqueio atmosférico e a falta de chuva. A temperatura elevada também foi uma das consequências: em Belo Horizonte, os termômetros marcaram até 35ºC.

Publicidade

Para fevereiro, a expectativa é de chuva forte nos cinco primeiros dias do mês, principalmente nas regiões central, sul, oeste e na Zona da Mata. O volume médio registrado em Belo Horizonte é de 190mm, já bem abaixo do que era esperado para janeiro.

A presidente da Copasa, Sinara Meireles Chenna, já alertou que caso não chova o aguardado e se a população não cortar em 30% o consumo de água, a região metropolitana de BH enfrentará racionamento a partir de maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.