Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval de Belo Horizonte contará com primeiro bloco formado por músicos cegos 

Estreia acontece neste sábado (11), no bairro Santa Tereza, a partir das 10h, e vai agitar os foliões com clássicos do forró

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7

Bloco foi criado pela banda Forró No Escuro, composta por músicos com deficiência visual
Bloco foi criado pela banda Forró No Escuro, composta por músicos com deficiência visual Bloco foi criado pela banda Forró No Escuro, composta por músicos com deficiência visual

Pela primeira vez na história da capital mineira, o Carnaval vai contar com um bloco formado 100% por cegos. O grupo 'Cabra Cega' promete ocupar as ruas e agitar os foliões de Belo Horizonte neste sábado (11), a partir das 10h, no bairro Santa Tereza, na região leste de Belo Horizonte, com clássicos do forró.

Além de animar as pessoas, a proposta do bloco é conscientizar sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em eventos culturais. O bloco sairá da rua Mármore, Nº 170. 

O bloco Cabra Cega foi criado neste ano, no mesmo bairro onde serão feitas as festividades. O bloco surgiu a partir da banda Forró No Escuro, formada exclusivamente por músicos com deficiência visual. O repertório do bloco contará com músicas de vários artistas do cenário musical brasileiro, como Gonzagão, Dominguinhos, Anastácia, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

Para Jerônimo Rocha, baixista e vocalista do grupo, além de ser um momento festivo, é também uma oportunidade de promover a conscientização. “Muito se fala sobre a inclusão das pessoas com deficiência, mas de fato, nem todos estão engajados nesta missão. Por isso, o nosso desejo é, com a nossa música e a trajetória de mais de 20 anos de artistas que vivem do forró, contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva”, disse ele.

Publicidade

O grupo Forró No Escuro, que criou o bloco Cabra Cega, é formado por ex-alunos do Instituto São Rafael, escola especializada para cegos, que fica na região centro-sul da capital mineira. Os artistas já fizeram mais de 200 apresentações e até turnês internacionais. O grupo é formado por Jerônimo Rocha (voz e baixo), Alessandra Madureira (triângulo e voz), Atlas Felipe (flauta), Leoniudo Lopes (bateria e zabumba), José Maria (violão) e Jeandersom (teclado).

A gestora cultural e produtora dos grupos Baianas Ozadas e Funk You, Polly Paixão, também moradora do bairro Santa Tereza, ficou encantada com a proposta do bloco. “São músicos talentosos, que tocam clássicos do forró e atuam em prol da bandeira da inclusão. Por isso, vejo que é uma forma de proporcionar alegria e diversão aos foliões, contribuir ainda mais para o carnaval de BH e, acima de tudo, mostrar o potencial dos artistas com deficiência visual. Eu garanto que ninguém fica parado quando eles começam a tocar”, disse ela.

*Estagiário sob supervisão de Maria Luiza Reis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.