Com números defasados, BH quer realizar censo de moradores de rua
Pesquisa deve ficar pronta até o fim do ano
Minas Gerais|Do R7, com Record Minas
Belo Horizonte deve ter um novo registro de quantos moradores de rua vivem na capital. O censo está sendo feito em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pode ficar pronto até o fim do ano.
A última pesquisa foi feita em 2005 e apontou que 1.164 pessoas moravam na ruas de BH. Soraya Romina, a coordenadora do Comitê de Acompanhamento de Políticas Públicas para a População de Rua, afirma que o novo levantamento vai possibilitar uma compreensão maior sobre os perfis dos sem teto.
— 40% desse publico está em situação de rua. As outras pessoas têm residência fíxa, por vezes até casa própria ou moram com parentes. A gente tem que ter muito cuidado na hora de tratar desse tema, porque, se nao, colocamos todas as situações no mesmo campo.
Com o resultado, a coordenadora do comitê espera que novas políticas sejam desenvolvidas para atender as necessidades dessa população. Na capital, existem dois abrigos, duas repúblicas e um albergue para dar apoio aos moradores de rua, mas os locais sofrem com a lotação de pessoas.