Conjunto arquitetônico da Pampulha lança candidatura a Patrimônio Mundial da Unesco
Candidatura será oficializada na sexta-feira (12), data de aniversário da cidade
Minas Gerais|Do R7
Os traços marcantes do Conjunto Arquitetônico da Pampulha estarão em evidência nesta sexta-feira (12), quando Belo Horizonte comemora 117 anos de fundação. Nesta data, BH vai oficializar a candidatura da Pampulha à lista de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
O conjunto, formado pela Igreja de São Francisco de Assis, a Casa de Baile, o Iate Tênis Clube, Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha) e pela Casa Kubitscheck, terá o dossiê de candidatura divulgado. Nele são apresentados aspectos relevantes da Pampulha, destacando sua importância arquitetônica e paisagística para o patrimônio cultural contemporâneo.
Em 2015 está prevista a visita de uma missão composta por especialistas, que devem elaborar um parecer sobre a candidatura da Pampulha. O resultado será divulgado em 2016.
O Conjunto Moderno da Pampulha foi inagurado em 1943 pelo prefeito Juscelino Kubitschek, que encomendou o projeto arquitetônico das construções a Oscar Niemeyer. O paisagista Roberto Burle Marx, o pintor Cândido Portinari e o escultor Alfredo Ceschiatti dexaram suas marcas no complexo, que foi tombado pelo Iphan em outra data-símbolo da capital mineira: em 1997, quando Belo Horizonte completou 100 anos.
Belo Horizonte precisa conter o despejo de esgoto na Lagoa da Pampulha para limpar as águas do cartão-postal: