Em nota, PSDB se diz surpreso com condenação de Eduardo Azeredo
O ex-senador e ex-governador de Minas foi condenado a 20 anos de prisão no mensalão tucano
Minas Gerais|Do R7
Em nota divulgada na noite de quarta-feira (17), o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) informou que a condenação do ex-senador Eduardo Azeredo no chamado mensalão tucano surpreendeu o partido.
A instituição informou ainda "que conhece a trajetória política e a correção que sempre orientou a vida do ex-senador e ex-governador" e está confiante de que "nas instâncias superiores o ex-senador possa apresentar as razões de sua inocência e haja reavaliação da decisão".
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Azeredo foi condenado a 20 anos e dez meses de prisão em regime fechado por peculato e lavagem de dinheiro. A sentença da juíza Melissa Pinheiro Costa Lage, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, foi publicada nesta quarta-feira (16) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Mas, o político pode recorrer da decisão em liberdade.
Na sentença, Azeredo é responsabilizado por desvios durante a campanha ao governo de Minas em 1998. Naquele ano, ele tentou sem sucesso a reeleição ao Palácio da Liberdade. A magistrada destacou que o político fez parte de uma "organização criminosa complexa, com divisão de tarefas aprofundada, de forma metódica e duradoura".
Azeredo é o primeiro político do mensalão tucano a receber condenação - 17 anos depois dos acontecimentos. A assessoria do ex-senador foi procurada, mas informou que o político não vai se pronunciar sobre a decisão. Já o advogado dele, Castelar Modesto Guimarães, não foi encontrado.