Especialistas vão avaliar computadores para apontar origem de "Ribeirão das Trevas" em publicação oficial
Secretaria de Educação informou que origem do erro já foi detectada
Minas Gerais|Do R7


A Secretaria de Estado de Educação instaurou um processo administrativo para apurar quem foram os responsáveis pelo erro cometido na edição do dia 7 de setembro do jornal Minas Gerais: a publicação fez referência três vezes à cidade de Ribeirão das Neves, na Grande BH, como "Ribeirão das Trevas".
Segundo nota divulgada pelo órgão, os computadores utilizados na produção do veículo foram recolhidos e devem passar por análise técnica realizada por especialistas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Ainda de acordo com o comunicado, já foi possível identificar que o erro na redação foi originado na Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, responsável pela coordenação das escolas estaduais do município e não na sede da secretaria ou na Imprensa Oficial.
Depois da gafe desrespeitosa, o órgão informou que foram implantadas novas medidas de segurança no processo de acesso e validação dos documentos que são enviados ao Diário Oficial. A Secretaria afirmou que "vai criar um sistema digital que será utilizado em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, com protocolo de segurança e controle de acesso de usuários mais rigorosos no intuito de evitar quaisquer problemas no processo de envio de documentos ao Diário Oficial".
A nota reitera ainda que a secretaria pede desculpas aos moradores de Ribeirão das Neves pelo erro e assegura que vai tomar todas as medidas cabíveis para apontar e responsabilizar os envolvidos. O ato de nomeação dos professores, onde ocorreu o erro, será retificado na edição do Jornal Minas Gerais desta sexta-feira (13).













