Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estado de Minas é vice-campeão em apreensões de aves traficadas

Cerca de 10 mil animais são apreendidos nas mãos de traficantes a cada ano

Minas Gerais|Do R7 MG, com Record Minas

Por ano, mais de 10 mil animais são apreendidos em Minas
Por ano, mais de 10 mil animais são apreendidos em Minas Por ano, mais de 10 mil animais são apreendidos em Minas
Essa arara vermelha levou dois tiros durante captura
Essa arara vermelha levou dois tiros durante captura Essa arara vermelha levou dois tiros durante captura

Minas Gerais é o segundo Estado do Brasil com o maior número de apreensões de aves traficadas, de acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Todo ano, mais de 10 mil animais são apreendidos nas mãos de criminosos.

Leia mais notícias no R7 MG

O comércio de tráfico de animais é composto pela pessoa responsável por fazer a captura, pelo agente que faz o transporte e a venda dos animais e, por último, por aquele que compra os animais traficados.

Publicidade

Normalmente, depois de recolhidas, as espécies vítimas do tráfico são levadas para abrigos, onde são tratadas e preparadas para, se possível, serem devolvidas à natureza.

De acordo com o analista ambiental Daniel Vilela, as penas para os participantes do esquema de tráfico de aves são praticamente as mesmas.

Publicidade

— Para o traficante a pena é um pouco maior. Mas, para as pessoas que mantêm também a penalidade é a mesma ou similar. Um papagaio em cativeiro, por exemplo, pode gerar multa de R$ 5 mil. Além da multa, a pessoa responde a um processo criminal com detenção prevista de até um ano.

Segundo o Fundo Nacional para a Natureza, o tráfico de animais gera lucro de até R$ 39 bilhões por ano. O comércio ilegal de tráfico de animais é bastante lucrativo pelo mundo, mas feito à custa da vida de muitas espécies inocentes.

Para se ter uma ideia da gravidade dessa prática criminosa, de cada 10 animais traficados, apenas um chega ao destino final com vida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.