Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudo mostra que violência doméstica mata 47 mulheres por mês em Minas

Vítimas com baixa escolaridade e cor parda são mais maiores vítimas de violência

Minas Gerais|Do R7

Proporcionalmente, Triângulo e Alto Paranaíba concentram a maior parte dos registros
Proporcionalmente, Triângulo e Alto Paranaíba concentram a maior parte dos registros Proporcionalmente, Triângulo e Alto Paranaíba concentram a maior parte dos registros

Levantamento inédito da Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social) aponta que 47 mulheres são assassinadas a cada mês em Minas Gerais em atos de violência doméstica. O número se mantém estável há pelo menos três anos. No primeiro semestre de 2015 foram 283 feminicídios, ante 284 em 2014 e 288 em 2013. Apesar da leve queda, o número de agressões teve alta de 3,4%. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Vinte cidades concentram metade dos assassinatos em Minas

Publicidade

O estudo Diagnóstico de Violência Doméstica e Familiar nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas, que começou a ser divulgado nesta segunda-feira (31), conclui que 70% dos agressores são cônjuges (40%) ou ex-companheiros (30%). Em seguida aparecem filhos/enteados (9%), irmão (8%), pais/responsável legal (7%) e namorado(a)s (6%). 

Estatísticas que especialistas em segurança pública repetem com frequência foram confirmados pelo estudo: mulheres de cor parda e negra e com baixa escolarida são as maiores vítimas de violência. A maior incidência ocorre em vítimas com Ensino Fundamental incompleto (23%), alfabetizadas (21%), seguidas por quem tem Ensino Fundamental completo (9%) e as com Ensino Médio incompleto (9%).

Publicidade

Em relação à cor da pele, pardas são 45%, brancas aparecem com 33% e negras são 15% das vítimas de homicídio. 

Agressões

Publicidade

Segundo a Seds, a violência física representa 46% dos crimes contra a mulher - lesão corporal, homicídio e vias de fato/agressão. Em seguida aparece a violência psicológica - maus tratos, sequestro e cárcere privado, violação de domicílio, perturbação do trabalho ou sossego, abandono material, atrito verbal e constrangimento ilegal. Violência sexual - estupros e tentativas de estupro - respondem por 1% das ocorrências. 

Regiões mais violentas

A capital Belo Horizonte responde sozinha por 12% de todos os registros de agressão em Minas. Proporcionalmente, entretanto, o maior número de ocorrências se observa na RISP de Uberaba, no Triângulo, com taxa de 397,02 crimes a cada 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Vespasiano, na Grande BH (341,52), Curvelo (336,54) e Governador Valadares, no leste (334,1). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.