Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Exposição traz principais obras de Kandinsky para Belo Horizonte

"Kandinsky: tudo começa num ponto" fica no CCBBB até o dia 22 de junho

Minas Gerais|Do R7

"No branco", de 1920, pode ser visto no CCBB
"No branco", de 1920, pode ser visto no CCBB

A partir desta quarta-feira (15), o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) traz para Belo Horizonte as principais obras do russo Wassily Kandinsky, precursor do abstracionismo. A exposição, que já foi visitada por cerca de 600 mil pessoas em Brasília e no Rio de Janeiro, fica na capital até o dia 22 de junho.

"Kandinsky: tudo começa num ponto" reúne 153 obras e objetos do artista, seus contemporâneos e suas influências. O acervo tem como base a coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, completado com obras de mais sete museus da Rússia e coleções da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.

Leia mais notícias de Minas Gerais no R7

A exposição apresenta uma sequência de quadros do pintor, pensador e escritor e permite um mergulho nas profundezas do seu universo criativo, nas referências iniciais do artista, colocando lado a lado suas obras e as dos seus contemporâneos, além de peças que são joias da arte popular do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos.


"A maior parte da exposição, apresentada ao público brasileiro, é dedicada justamente aos pormenores que explicam e completam o nosso conhecimento sobre Kandinsky", afirma Evgenia Petrova, que assina a curadoria ao lado de Joseph Kiblitsky.

A mostra é dividida em cinco blocos, que vão ajudar os visitantes a conhecer não só as principais obras de Kandinsky, mas também suas influências e o relacionamento com outros artistas.


Nascido em Moscou em 1866, Kandinsky entou na universidade para estudar Direito, mas a experiência que teve, em 1895, ao visitar a exposição dos impressionistas franceses e assistir à ópera Lohengrin, de Richard Wagner, no Teatro Bolshoi, provocou uma mudança radical na sua vida.

A maioria dos 159 óleos e 300 aquarelas pintadas entre 1926 e 1933 se perdeu depois dos nazistas terem declarado Kandinsky e outros artistas "degenerados".


Serviço

"Kandinsky: tudo começa num ponto" - de 15 de maio a 22 de junho

CCBB Belo Horizonte - praça da Liberdade, 450, Funcionários

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h - entrada gratuita

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.