Famílias de ocupações urbanas caminham até a Urbel em protesto contra desapropriações
Grupo fechou avenida do Contorno com rua Carangola
Minas Gerais|Do R7

Integrantes de ocupações urbanas que protestavam em frente à Prefeitura de BH, na avenida Afonso Pena, se deslocaram para a porta da Urbel (Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH) na tarde desta segunda-feira (2). O movimento fechou o trânsito na avenida do Contorno, na esquina com rua Carangola, no bairro Santo Antônio, região centro-sul da capital, o que complicou o trânsito na região.
Os moradores encerraram a mobilização por volta de 15h30.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Eles cobraram uma reunião com a presidência da companhia para discutir reintegrações de posse determinadas pela Justiça.
Em reunião na Cidade Administrativa, a sede do Governo de Minas, nesta segunda-feira (2), ficou estabelecida a criação de uma mesa de negociações sobre movimentos que lutam por moradia. Participaram do acordo o secretário de Planejamento e Gestão, lideranças dos movimentos sociais e representantes da Cohab (Companhia de Habitação). A próxima reunião acontece no dia 12 de fevereiro.
Desapropriações
Entre os moradores estão integrantes da ocupação Nelson Mandela, que ocupam uma área de preservação no bairro Serra, e podem ser despejados a qualquer momento. A retirada já foi adiada duas vezes por determinação do Governo do Estado, que estuda alternativas de moradia. A Prefeitura de BH também não apresentou um plano para realocar as famílias.
Estão reunidos moradores das ocupações na Granja Werneck, Chico Xavier, Nelson Mandela e Zilah Sposito.
A PM e a BHTrans acompanham a movimentação, que provocou lentidão no trânsito. Não houve registro de tumulto.













