Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Famílias de ocupações urbanas caminham até a Urbel em protesto contra desapropriações

Grupo fechou avenida do Contorno com rua Carangola

Minas Gerais|Do R7

Grupo fechou avenida Afonso Pena durante mobilização na porta da Prefeitura de BH
Grupo fechou avenida Afonso Pena durante mobilização na porta da Prefeitura de BH Grupo fechou avenida Afonso Pena durante mobilização na porta da Prefeitura de BH

Integrantes de ocupações urbanas que protestavam em frente à Prefeitura de BH, na avenida Afonso Pena, se deslocaram para a porta da Urbel (Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH) na tarde desta segunda-feira (2). O movimento fechou o trânsito na avenida do Contorno, na esquina com rua Carangola, no bairro Santo Antônio, região centro-sul da capital, o que complicou o trânsito na região.

Os moradores encerraram a mobilização por volta de 15h30.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Eles cobraram uma reunião com a presidência da companhia para discutir reintegrações de posse determinadas pela Justiça.

Publicidade

Em reunião na Cidade Administrativa, a sede do Governo de Minas, nesta segunda-feira (2), ficou estabelecida a criação de uma mesa de negociações sobre movimentos que lutam por moradia. Participaram do acordo o secretário de Planejamento e Gestão, lideranças dos movimentos sociais e representantes da Cohab (Companhia de Habitação). A próxima reunião acontece no dia 12 de fevereiro.

Desapropriações

Publicidade

Entre os moradores estão integrantes da ocupação Nelson Mandela, que ocupam uma área de preservação no bairro Serra, e podem ser despejados a qualquer momento. A retirada já foi adiada duas vezes por determinação do Governo do Estado, que estuda alternativas de moradia. A Prefeitura de BH também não apresentou um plano para realocar as famílias.

Estão reunidos moradores das ocupações na Granja Werneck, Chico Xavier, Nelson Mandela e Zilah Sposito.

A PM e a BHTrans acompanham a movimentação, que provocou lentidão no trânsito. Não houve registro de tumulto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.