Horário de verão deve gerar economia de 0,5% em Minas Gerais
A partir do próximo domingo (20), os relógios devem ser adiantados em uma hora no Estado
Minas Gerais|Do R7
O horário de verão que começa a partir do próximo domingo (20) e vai até 16 de fevereiro de 2014 deve gerar uma economia de 0,5% em Minas Gerais. A estimativa é da Companhia Energética do Estado (Cemig).
Segundo a empresa, o total economizado é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante oito dias. Na demanda diária máxima de energia elétrica a Cemig espera uma redução de até 4% em Minas. No País, esse número deve chegar a 4,6%.
Leia mais notícias no R7 MG
Para o consumidor, a economia mensal pode chegar a 5% devido ao menor tempo de utilização da iluminação artificial. Segundo o engenheiro de planejamento do sistema elétrico Wilson Fernandes Lage, o horário de verão, que divide opiniões, aumenta a segurança da operação do sistema elétrico.
— Uma vez que há uma redução da demanda máxima durante o horário de pico – que ocorre no período entre 18 e 22 horas – há também, consequentemente, uma diminuição do risco de interrupções no fornecimento.
Relógios adiantados
O horário de verão, que começa a partir da zero hora do próximo domingo (20), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, será implantado em dez Estados brasileiros – Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e no Distrito Federal.
Os demais Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil não adotam o horário de verão devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano, tornando o efeito do horário de verão praticamente nulo.