Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem pode perder a perna por falta de vaga para cirurgia no sul de Minas

Júnior Garcia Custódio, de 18 anos, caiu da moto ao sair para trabalhar

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Secretaria de Saúde do município afirma que não há data para transferir o paciente
Secretaria de Saúde do município afirma que não há data para transferir o paciente Secretaria de Saúde do município afirma que não há data para transferir o paciente

Os pais de um jovem de 18 anos estão desesperados: Júnior Garcia Custódio está internado no Hospital de Paraguaçu, no sul de Minas. Ele caiu da moto ao sair para trabalhar e sofreu uma fratura exposta. Agora, o rapaz precisa de uma cirurgia ortopédica, mas a unidade de saúde não tem recursos para realizar o procedimento e encaminhou o paciente para ser transferido. No entanto, a falta de vagas em outros hospitais da região faz a família lutar contra o tempo: sem a operação, Júnior pode perder a perna.

Preocupados, os familiares gravaram um vídeo para mostrar o sofrimento do jovem e cogitam entrar na Justiça. O pai dele, Antônio Carlos Custódio, afirma que o filho sofre com fortes dores e alega que está vendo a situação piorar a cada dia, sem poder fazer nada. 

— Ele tá aqui em cima da cama só tomando soro, a perna só inchando cada vez mais.

A enfermeira responsável pelo hospital explica que os profissionais já cadastraram o paciente no sistema SUS Fácil, que procura vagas nas instituições.

Publicidade

— O município é pequeno, a gente não tem ortopedia, não tem aparelhagem suficiente para fazer a cirurgia. Ele está no cadastro e o que a gente pode fazer, está fazendo, que é ligar todo dia para cobrar essa vaga.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Angustiada, a mãe, Fátima de Oliveira Souza, conta que foi aconselhada por um médico a tomar medidas judiciais para salvar a perna do filho.

— O médico disse só tem uma solução para vocês: procura um promotor ou juiz para acelerar essa vaga.

A Seretaria Municipal de Saúde de Paraguaçu informou que não há prazo para que a transferência ocorra. Ainda conforme o órgão, o laudo do hospital aponta que o caso é de urgência, e não de emergência. Agora, a prefeitura aguarda um retorno do Hospital Escola de Itajubá para saber se a cirurgia será feita nos próximos dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.