Minas tem 37 mil casos prováveis e duas mortes por dengue em 2016
Primeiro mês do ano foi o com mais casos no Estado desde 2012
Minas Gerais|Do R7

No primeiro mês de 2016, Minas Gerais registrou 37.734 casos de dengue. O número, divulgado nesta terça-feira (2) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é o maior para janeiro dos últimos cinco anos. Duas pessoas já morreram por causa da doença no Estado.
As vítimas eram moradoras de Belo Horizonte e Patrocínio, no Alto Paranaíba. A paciente da capital, uma mulher de 47 anos, morreu no dia 13 de janeiro em um hospital particular. Ela teve início dos sintomas no dia 8 e procurou atendimento na rede privada no dia 12, com queixa de dor torácica intensa, dor lombar e sudorese. A mulher foi transferida para a CTI de outro hospital particular, onde morreu.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Em 2015 foram confirmados 72 óbitos por dengue em Minas Gerais. De um total de 28 Unidades Regionais de Saúde, 17 apresentaram mortes. Divinópolis foi a cidade que teve mais vítimas, com 15. Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba registraram dez mortes cada. Varginha teve sete óbitos.
Zika e Chikungunya
Em relação à Febre Chikungunya, 160 casos foram notificados neste ano: 46 foram descartados e 114 seguem em investigação. Ainda não existem casos autóctones (com transmissão dentro do Estado) da doença em Minas Gerais. Os nove casos confirmados foram de pacientes que estiveram na Colômbia, Bahia, Sergipe e Alagoas.
Já em relação ao zika vírus, todos os 50 casos notificados em 2016 seguem sob investigação. Duas ocorrências de microcefalia relacionada ao zika foram confirmadas: uma grávida em Ubá e um recém-nascido no município de Curvelo.














