Logo R7.com
RecordPlus

Minas vai monitorar 8.000 criminosos reincidentes para evitar soltura e acelerar processos

Anastasia lança plano para investigar suspeitos de homicídio e roubo

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Governador apresentou o "Pacto Contra a Impunidade" nesta quinta-feira (3), último dia antes de renunciar ao cargo
Governador apresentou o "Pacto Contra a Impunidade" nesta quinta-feira (3), último dia antes de renunciar ao cargo

O Governo de Minas identificou 7.818 pessoas reincidentes em crimes violentos, como homicídio e roubo, e promete monitorá-los para que não sejam soltos em caso de nova prisão. Esta é a principal estratégia do "Pacto Contra a Impunidade", lançado pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) nesta quinta-feira (3), um dia antes de deixar o cargo. Um dos monitorados responde a 86 crimes.

Leia mais notícias no R7 Minas


Anastasia criticou a legislação brasileira, que permite a libertação de criminosos e infratores, e afirmou que um esforço conjunto entre polícias e poder judiciário pode ajudar a mantê-los presos. Com o cadastro, a polícia poderá saber se um detido consta na lista dos criminosos mais perigosos e o Ministério Público poderá decidir sobre o pedido de prisão temporária até que a investigação do crime seja concluída.

— Isso identifica o fenômeno que a polícia chama de enxugar o gelo. Ela prende e, depois, solta, porque é a legislação brasileira que, lamentavelmente, permite que as pessoas sejam presas e não cumpram a pena. Então, há uma grande sensação de impunidade. Esse prende e solta acaba estimulando a ação criminosa. Essas pessoas terão um acompanhamento para evitar que cometam novos crimes.


Pessoas detidas por mais de seis furtos, e/ou um roubo e/ou um homicídio foram enquadadas neste monitoramento. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, Belo Horizonte concentra 2.049 destes suspeitos (21%). A região de Ipatinga é a que possui mais cidades com criminosos monitorados: 74 municípios. Entre os infratores, 6.741 são adultos e 1.077 adolescentes.

Delegacia virtual


Também foi lançada a delegacia virtual, que pretende tornar mais eficiente o registro de ocorrências. Em alguns casos, o policial militar que fez o registro poderá se comunicar pela internet com a delegacia, não precisando mais se deslocar até o posto.

Viaturas


O governador também entregou nesta quinta-feira (3) 200 viaturas para a Polícia Civil, totalizando investimentos de R$ 7,8 milhões. São 166 Fiestas e 34 Focus, que vão atender a 145 cidades.

Presídio terceirizado

Anastasia também teve uma má notícia no último dia à frente do Governo de Minas: A Justiça do Trabalho condenou o Estado por terceirizar a custódia de presos na Penitenciária Público Privada. Segundo a decisão, Minas deve realizar concurso em um ano para o posto, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.