Morador de rua é aprovado em 1º lugar em concurso para coveiro
Depois de 16 anos nas ruas de Patos de Minas, Valter dos Santos vai receber R$ 805
Minas Gerais|Do R7, em Belo Horizonte
O morador de rua Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para a vaga de coveiro da Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paraíba. Depois de viver 16 anos sem endereço e emprego, o baiano de Ilhéus vai ser funcionário público com salário de R$ 805,18 e vale-alimentação, vale transporte e plano de saúde.
A história de superação começou há três anos, quando Santos conheceu Maria Augusta Ferreira, a diretora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Mesmo com o auxílio da prefeitura, Valter Santos não conseguiu emprego porque não tinha endereço fixo. Recentemente, recebeu a dica da abertura do concurso e decidiu arriscar.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
A rotina de estudos foi complicada.
— Eu tive que me dedicar muito. Tinha dia que eu estava muito cansado, pois quem mora na rua não dorme bem, não tem descanso. Eu parava na porta de bares e dormia, mas mesmo assim eu conseguia estudar quatro vezes ao dia.
Santos não pensa em outra coisa - trocar as marquises e terrenos baldios por uma casa.
Agora eu sonho em receber esse trabalho com muita responsabilidade, mudar de vida, porque morar na rua é muito horrível. Penso também em concluir meu sonho de construir uma família.
Maria Augusta se alegra com a conquista.
— Foi muito gratificante, para mim foi um presente de Deus. Após ser homologado o concurso, assim que for chamado, será um servidor público.