Moradores de ocupação urbana se acorrentam na porta da prefeitura de BH
Famílias protestam contra reintegração de posse que deve ser cumprida nos próximos dias
Minas Gerais|Do R7

Um grupo de moradores da ocupação Nelson Mandela se acorrentou à porta da Prefeitura de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (30). Segundo PM (Polícia Militar), o protesto é pacífico e parte da avenida Afonso Pena, sentido bairro Mangabeiras, foi interditada pelos manifestantes.
Segundo os moradores, o ato é contra uma ação de despejo que deve ser cumprida por oficiais de Justiça e pela PM nos próximos dias na ocupação, que fica localizada no bairro Serra, região centro-sul da capital mineira.
Procurada pela reportagem, a Urbel (Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte) informou que já notificou as famílias sobre a reintegração, mas que ainda não há uma data marcada para o cumprimento da ordem porque isso depende de uma operação que será montada pela polícia. Além disso, a Urbel informou que a decisão de reintegração de posse é da Justiça.
Por meio de nota, a companhia ainda afirmou que "as ocupações irregulares da barragem do Parque Ecológico do Cardoso podem gerar o rompimento da estrutura de contenção e causar o despejo e o impacto de 200 mil toneladas de material (água, terra e detritos) ao longo da avenida Mem de Sá até a avenida dos Andradas no caso de evento de chuva forte. Se o evento ocorrer, pode ocorrer um desastre com danos humanos e materiais importantes.
Conforme a Urbel, "os ocupantes da área estão retirando à cobertura vegetal e promovendo escavações irregulares para construção das moradias no corpo da encosta da barragem, fato que compromete a estabilidade da obra de contenção".
Em agosto deste ano, moradores de várias ocupações urbanas da região metropolitana de Belo Horizonte se acorrentaram ao Palácio da Liberdade, na capital mineira.














