Mortes em assaltos a bancos sobem 500% em Minas Gerais
Estados registrou seis mortes no ano passado, contra uma em 2012
Minas Gerais|Do R7
Minas Gerais é o Estado onde as mortes em assaltos relacionados a agências bancárias tiveram o maior crescimento em 2013. Durante o ano passado seis pessoas foram assassinadas, contra uma em 2012. O aumento foi de 500%.
O número foi divulgado nesta quarta-feira (29) pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e CNTV (Confederação Nacional dos Vigilantes). A pesquisa teve como base notícias divulgadas na imprensa e contou com apoio técnico do Dieese.
Segundo o estudo, todas as mortes ocorreram em cidades do interior de Minas. Duas vítimas foram mortas durante o golpe conhecido como “saidinha de banco”. O Estado também teve duas mortes em assaltos a caixas eletrônicos.
Os outros dois óbitos foram causados em um assalto a agência bancária e durante o abastecimento de um caixa eletrônico.
Brasil
Em todo o País, 65 pessoas foram assassinadas durante crimes envolvendo bancos no ano passado. São Paulo teve o maior número de vítimas, com 17 mortes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 11; Bahia, com sete óbitos; e Ceará e Minas, com seis homicídios cada.
O número registrado em 2013 no Brasil também é maior que o do ano anterior: foram oito vítimas a mais, um aumento de 14%.