Mulheres ocupam prédio em protesto contra a violência doméstica em BH
Grupo reivindica a construção de creches e também de abrigos para mulheres
Minas Gerais|Do R7

Um grupo de pessoas realiza um protesto na manhã desta terça-feira (8) no centro de Belo Horizonte. A data foi escolhida em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março.
Elas integram os movimentos Renap (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares) e também o Movimento de Mulheres Olga Benário e ocuparam um prédio público desativado na rua Gaicurus. O ato que ganhou o nome de "Ocupação Tina Martins", em homenagem a Espertirina Martins, uma operária que participou da greve dos trabalhadores realizada no ano de 1917, em Porto Alegre, no sul do País.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
De acordo com Natália Avelar, do Movimento Olga Benário, as reivindicações são por causa de um problema antigo do Estado. Segundo as organizadoras, existem muitos prédios vagos na capital que poderiam se tornar centros de apoio à mulher.
— Mais de 10 mulheres são agredidas por hora no país, isso é um absurdo. No dia da mulher, não é dia só de rosas e de flores, de falar que a gente é linda e maravilhosa. A gente precisa lutar por ações praticas que a gente conquiste no Estado.
O grupo reivindica a construção de UMEI's (Unidades Municipais de Educação Infantil) e mais abrigos para mulheres que sofrem com a violência doméstica na capital mineira. Além disso, as militantes também cobram a ampliação das delegacias 24 horas para o atendimento à mulher.













