Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação contra violência doméstica prende 62 em Minas

Quase 800 policiais foram às ruas em todo o estado na segunda parte da Operação Marias; polícia também realizou 855 visitas tranquilizadoras

Minas Gerais|Shirley Barroso, da RecordTV Minas, com Luíza Lanza*, do R7

Em novembro, operação prendeu 83 homens em MG
Em novembro, operação prendeu 83 homens em MG Em novembro, operação prendeu 83 homens em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu 62 homens em uma ação de combate à violência contra a mulher nesta quinta-feira (5) em todo o Estado. Com a participação de 772 policiais civis, a “Operação Marias II” percorreu o estado atrás de suspeitos de ameaças, agressões, estupros, tentativas de homicídio e feminicídios.

Ao todo foram expedidos 162 mandados de prisão e outros 32 de busca e apreensão, além de 855 visitas tranquilizadoras realizadas.

Das 62 prisões, algumas foram em flagrante: ao chegar na visita, as equipes prenderam autores que descumpriam medidas protetivas.

Esta é a segunda fase da operação e ocorre em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Em novembro, outras 83 pessoas foram presas na primeira fase da operação. Além de Minas Gerais, outros 17 estados e o Distrito Federal tiveram ações semelhantes.

Publicidade

Veja mais: Operação Marias prende 83 homens por violência doméstica em Minas

Números

Publicidade

De acordo com o Instituto Igarapé, desde 2010, 1,23 milhão de mulheres já foram atendidas pelo sistema de saúde por ter sofrido algum tipo de violência. Dados da Polícia Civil do estado mostram que foram registrados 74.361 casos somente no primeiro semestre de 2019. No mesmo período de 2018, foram 71.406.

Dos 853 municípios mineiros, somente 64 possuem delegacias especializadas em atendimento às mulheres, dificultando a assistência e favorecendo a impunidade. A subnotificação dos casos é outra preocupação: muitas não denunciam, fazendo com que os números não representem a realidade.

Publicidade

Para denunciar algum caso de violência contra a mulher: ligue 180.

Leia também: Violência contra a mulher: novos dados mostram que 'não há lugar seguro no Brasil

* estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.