Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Penitenciária doa 30 cabeças de gado para APAC em Teófilo Otoni

Verba deve ajudar APAC a comprar carro para a unidade 

Minas Gerais|Do R7

Detentos tiram até 100 litros de leite toda manhã
Detentos tiram até 100 litros de leite toda manhã

A Penitenciária de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, vai doar 30 cabeças de gado para a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) da cidade. Os animais vivem em uma área da penitenciária porque fazem parte das atividades agrícolas desenvolvidas pelos presos, como ordenha e manejo. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Os animais que serão doados fazem parte do "descarte habitual", pois são machos ou tem baixa produtiividade de leite. Todas as manhãs, presos do regime semiaberto fazem a ordenha e tiam de 40 a 100 litros de leite. 


Como a APAC não possui espaço para a manutenção dos animais, eles devem ser vendidos e o dinheiro será revertido na compra de um veículo de transporte para os reeducandos, segundo o vice-presidente da unidade, Roberto Costa. 

O detento Raimundo Silva, de 42 anos, é um dos que trabalha na ordenha. 


— Acordamos às 4h da manhã, ordenhamos as vacas e fazemos a manutenção das cercas. 

Todo o leite coletado na penitenciária é entregue ao fabricante de queijos Ney Teles, que remunera a unidade prisional com metade das peças produzidas. Segundo o diretor da penitenciária, Ademilson Rodrigues, boa parte dos queijos é comprada pelos próprios servidores do local - todas as transações são feitas por meio de Documento de Arrecadação Estadual.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.