Pesquisa mostra avaliação dos governos pelo eleitor mineiro
Foram ouvidos 820 mineiros entre os dias 5 e de maio pelo Instituto Paraná
Minas Gerais|Do R7
O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Record Minas, traz nesta quinta-feira (12), a avaliação dos mineiros no que se refere aos governos municipal, estadual e federal. Foram ouvidas 820 pessoas entre os dias 5 e 8 maio.
Quando perguntado ao eleitor se ele "aprova ou desaprova a administração do prefeito Marcio Lacerda até o momento", em Belo Horizonte, 47,1% disseram que aprovava, 49,4% desaprovava e 3,5% não souberam responder. Comparando a um estudo feito pelo Insituto Paraná em novembro de 2015, também a pedido da Record Minas, as respostas variaram: 54,8% aprovavam, 41,2% desaprovavam e 4% não souberam responder.
Sobre o governo de Fernando Pimentel, a pergunta foi a mesma. Dentre as respostas, 28,8% aprovam, 66,2% desaprovam e 5% não souberam responder. No ano passado, com a mesma pergunta, 44,9% aprovavam e 49,1% desaprovavam e 6% não souberam responder.
O governo de Dilma Rousseff foi aprovado por 21,1% dos eleitores, 75,7% desaprovam e 3,2% não souberam opiniar. Em comparação com o mesmo levantamento feito no ano passado, as respostas variaram para 14,4% de aprovação, 82,5% de desaprovação e 3,1% de ausência de opinião.
Instituto Paraná aponta disputa aberta para a Prefeitura de BH
Pesquisa mede a rejeição de candidato à Prefeitura de BH
Corrupção
A pesquisa também quis saber se o entrevistado sabia que algum envolvimento de políticos em casos de corrupção. Sobre o envolvimento de Marcio Lacerda em investigações da Polícia Federal, 63,7% não sabem ou não ouviu falar e 36,3% sim, sabe ou ouviu falar. Já sobre Pimentel, as respostas foram 12,6% não sabem ou ouviu falar e 87,4% disseram que sim, sabe e ouviu falar. Sobre o envolviemnto do senador Aécio Neves, 18,2% dos entrevistados disseram que não sabem ou não ouviram falar e 81,8% disseram que sim, ouviram falar.