Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF investiga suposta lavagem de dinheiro em faculdade no sul de MG

Policiais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em seis cidades mineiras; há suspeita de desvio de mensalidades

Minas Gerais|Túlio Lopes, da Record TV Minas

A PF (Polícia Federal) investiga um suposto esquema de desvio de mensalidades e lavagem de dinheiro de uma universidade de Três Corações, a 280 km de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (8), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em seis cidades.

PF cumpriu mandados de busca e apreensão
PF cumpriu mandados de busca e apreensão PF cumpriu mandados de busca e apreensão

Segundo a corporação, estariam envolvidas no esquema a Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e a sua mantenedora, a Fundação Comunitária Tricordiana de Educação (FCTE).

De acordo com a PF, a Fundação devia à União R$ 92 milhões em tributos e cobranças previdenciárias já vencidas, além de dívidas trabalhistas. A investigação sugere que dirigentes da instituição teriam desviado valores de mensalidade dos cursos que deveriam ser lançados para pagamento dos impostos e das dívidas. Para isto, o grupo teria contado com a ajuda de empresas de fachada criadas apenas para esta finalidade.

"Os valores desviados eram referentes às mensalidades de alunos dos cursos de graduação e especialização da Universidade, oferecidos em diversos campi do estado de Minas Gerais", informou a PF em nota. "Os investigados responderão por crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa, cujas penas, somadas, podem chegar a 22 anos de reclusão, se condenados", completou.

Publicidade

Os mandados de busca foram cumpridos em Varginha (2), Três Corações (3), Conceição do Rio Verde (1), Contagem (2), Nova Lima(2) e Belo Horizonte (6). A operação foi batizada de “J’Adoube”, um termo utilizado no jogo de xadrez que significa "eu arrumo", em referência às empresas criadas para viabilizar os desvios.

A reportagem procurou as instituições citadas no esquema e aguarda retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.