Polícia vai investigar pai de adolescente que matou a mãe em roleta-russa
Delegado quer saber por que homem não impediu o filho de manusear o revólver
Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7 MG
A Polícia Civil de Montes Claros, no norte de Minas, pretende investigar a responsabilidade do pai do adolescente suspeito de matar a própria mãe com um tiro no peito durante uma brincadeira de roleta-russa. Segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Rezende, o pai do menor relatou em depoimento que a arma disparou "por acidente". Ele alegou que o filho brincava com o revólver e tentava atirar contra a parede, mas o tiro falhou. O menor teria levado a arma próxima ao corpo sem notar que estava apontada para a mãe, a fim de verificar o que estava errado e o objeto disparou, acertando a vítima, Iranir dos Santos, de 38 anos.
Ainda segundo Rezende, mesmo com a confirmação de que o disparo foi acidental, as diligências continuam para encontrar o adolescente que, segundo o delegado "está em situação de risco". Por outro lado, ele pretende averiguar a responsabilidade do pai, que permitiu que o filho menor manuseasse uma arma dentro de casa;
— Possivelmente, ele [o menor] teve acesso à essa arma durante o envolvimento com o crime, já que já foi apreendido por tráfico de drogas. Mas temos que ver por que o pai não interveio e permitiu o manuseio dela [da arma] por parte do filho na frente de todo mundo.
O delegado ressalta ainda que a localização do jovem é fundamental para "ver se essa versão é verdadeira", já que o pai poderia estar tentando amenizar a situação do filho.
— Caso se comprove que foi um acidente, ele vai de todo modo responder ao procedimento, mas vamos encaminhar o mandado de internação para o Ministério Público verificar se há ou não essa necessidade [da internação].
Roleta-russa
O fato aconteceu no último sábado (11). Segundo a polícia, a família estava reunida na sala de casa quando o jovem chegou armado e disse que faria a brincadeira com a mãe. A única arma que estava no revólver atingiu o peito de Irani dos Santos, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Percebendo o que havia acontecido, o garoto fugiu na hora.