Prefeitura de BH realiza vacinação contra raiva para cães e gatos
De janeiro até este momento em 2022, foram identificados 16 casos positivos de raiva em morcegos da capital mineira
Minas Gerais|Maria Luíza Reis*, Do R7

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, neste sábado (24), o "Dia D" da campanha de vacinação contra a raiva. Devem ser vacinados cães e gatos (gestantes ou não) a partir de três meses de idade.
Ao todo, 281 pontos de imunização foram espalhados pela cidade. A recomendação é que os tutores levem os animais com guia ou coleira. A condução deve sempre ser feita por adultos.
A Secretaria Municipal de Saúde espera que alcance o índice de 80% de cães e gatos vacinados contra a doença. A ampla vacinação é fundamental para se evitar a ocorrência da raiva em animais domésticos e, também, a raiva humana.
Ainda no trabalho de combate à doença, a Secretaria informou que a circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância na capital. Em 2022, de janeiro até o momento, foram identificados 16 morcegos positivos para a raiva.
Confira neste link os pontos de vacinação.
Raiva em MG
Em 2022, Minas Gerais confirmou a primeira morte por raiva humana depois de 10 anos sem registros no estado. A vítima é um menino indígena de 12 anos, da área rural do município de Bertópolis, no Vale do Jequitinhonha, a 642 km de Belo Horizonte. Cinco casos suspeitos da doença foram investigados no estado, três foram confirmados e um foi descartado. A suspeita é que as crianças tenham sido mordidas por um morcego infectado.
*Estagiário sob supervisão de Ana Gomes













