Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Prefeitura de BH vai demolir praça de R$ 7 milhões para atender Unesco

Espaço recém-reformado entrou para o projeto candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade 

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Representante dos moradores de Belo Horizonte acredita que obra foi "intempestiva"
Representante dos moradores de Belo Horizonte acredita que obra foi "intempestiva"

A Prefeitura de Belo Horizonte terá que reconstruir parte da praça Dino Barbieri, na região da Pampulha, para atender exigências da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A revitalização do espaço foi feita recentemente, custou cerca de R$ 7 milhões ao poder público municipal e, agora, será refeita. Isto porque a praça passou a fazer parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade. 

O intuito é recuperar os jardins, que foram parcialmente encoberto pelas rampas e demolir parte de um imóvel que continua em pé, onde funcionava um restaurante. Desta forma, a arquitetura da praça retomaria o estilo dos anos 1940 e o projeto inicial de Burle Marx. 

Embora a praça não estivesse incluída inicialmente no projeto de tombamento, o represente dos moradores de Belo Horizonte, Calude Mines, acredita que a obra foi "intempestiva" e a prefeitura deveria ter aguardado a análise da Unesco para evitar qualquer desperdício de dinheiro. 

— Por que já não se fez a obra com o projeto inicial do Burle Marx? Iria valorizar mais ainda a ideia original de fazer o tombamento dessa região da Pampulha.


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

A reportagem da TV Record entrou em contato com a assessoria de imprensa da PBH para saber detalhes sobre a nova intervenção, mas, até o momento, ninguém se posicionou sobre o assunto. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.