Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Presídio com 2.239 detentos e 820 vagas é interditado na Grande BH

Estado deve transferir presos do José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Detentos fizeram greve de fome em janeiro
Detentos fizeram greve de fome em janeiro

Com 829 vagas e 2.239 detentos, o Presídio Regional José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, não poderá mais receber presos por decisão da Justiça.

O Estado deve transferir os detentos até o fim de fevereiro para outras unidades prisionais em Minas, até que a capacidade de 829 vagas seja obedecida. A multa é de R$ 1.000 para cada preso que for levado para o local. A liminar, divulgada pelo Ministério Público nesta terça-feira (10), foi tomada no dia 4.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Em janeiro deste ano, um grupo de presos fez greve de fome e iniciou um motim para protestar contra as condições das celas. A superlotação também atinge áreas destinadas a presos que sofreram ameaças em outras cadeias, quem praticou crimes sexuais e detidos provisoriamente. Com isso, eles ficam misturados.


O pedido do Ministério Público foi deferido pelo juiz Sérgio Sanches Ambrogi, da 2ª Vara Cível de Ribeirão das Neves, que considerou o impedimento para novas entradas para garantir os direitos dos presos, que correm "o risco de sujeitar-se a uma série de situações indignas como dormir no chão da cela, ficar privado de água, dividir o espaço com um número de pessoas bastente superior ao que se considera razoável, além se ser vítima de agressões físicas e mesmo sexuais".

Procurada pela reportagem, a Seds (Secretaria de Estado de Defesa Social), que administra o presídio, informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.