Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira audiência de custódia em BH libera suspeito de arrombar carro

Presos devem ser apresentados a um juiz em até 24 horas; objetivo é reduzir prisão indevida

Minas Gerais|Do R7

Ministro do STF e presidente do TJMG acompanharam a primeira audiência de custódia em BH
Ministro do STF e presidente do TJMG acompanharam a primeira audiência de custódia em BH Ministro do STF e presidente do TJMG acompanharam a primeira audiência de custódia em BH

Na primeira audiência de custódia em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (17), um suspeito de quebrar o vidro de um carro para roubar uma mochila no bairro Serra, na região centro-sul de BH, foi liberado pelo juiz para responder em liberdade. 

O presidente do Conselho e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski esteve em BH para a primeira audiência. Ele acompanhou a decisão da juíza que liberou o suspeito de 20 anos com a condição de que se apresente de 15 em 15 dias em juízo e não se aproxime da vítima. 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais passa a adotar as audiências de custódia, em que o preso deve ser levado a um juiz em até 24 horas, para evitar o cumprimento indevido de pena em regime fechado e prisões irregulares. Elas já ocorrem em São Paulo, no Maranhão e no Espírito Santo e seguem recomendações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). 

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

O presidente do TJMG, Pedro Marcondes Bitencourt, destacou que a medida deve evitar prisões indevidas. Indiretamente, pode evitar a entrada de mais presos em um sistema superlotado. 

Publicidade

— O juiz vai analisar se persistem motivos para a prisão ou se o suspeito pode responder em liberdade. Muitas vezes, a pessoa fica presa durante todo o processo, e no final a pena aplicada é em regime aberto ou restritiva de direitos. Ou seja, o próprio Estado reconhece ao final que a pessoa não deveria ter ficado presa. 

Dos 61 mil presos em Minas, segundo o Ministério da Justíça, 53% ainda aguardam julgamento. O Estado tem a segunda maior população carcerária do Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.