Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Quatro pessoas são presas por desviar medicamentos do SUS em BH

Suspeitos, que incluem servidora da prefeitura, podem ter deixado rombo de R$ 800 mil

Minas Gerais|Do R7 MG, com Record Minas

Medicamentos ilegais também foram encontrados em operação
Medicamentos ilegais também foram encontrados em operação

Quatro pessoas foram presas em uma operação realizada em parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Polícia Federal nesta quarta-feira (8) na capital mineira. O grupo é suspeito de participar de um esquema de desvio de remédios do SUS (Sistema Único de Saúde) que pode ter deixado um rombo de R$ 800 mil nos cofres públicos.

Foram cumpridos 11 mandados de prisão e apreensão, sendo que cinco deles aconteceram em farmácias da Grande BH, que seriam os pontos de receptação dos medicamentos. A articuladora do esquema foi identificada como uma agente de saúde concursada da prefeitura, que trabalha para o órgão há 15 anos. Além dela, o marido, um suspeito de ser receptador e um dono de uma farmácia também foram detidos.

O local de saída dos medicamentos, que deveriam ser distribuídos gratuitamente para a população, era uma farmácia da Prefeitura de Belo Horizonte, na região do Barreiro.

Leia mais notícias no R7 MG


Segundo o secretário de saúde de BH, Marcelo Teixeira, a investigação interna que ajudou a identificar a servidora também vai auxiliar a aprimorar o sistema de distribuição de remédios.

Nas farmácias vistoriadas, os agentes da PF ainda encontraram medicamentos ilícitos sendo comercializados, como o Pramil, fabricado no Paraguai, e o Cytotec, utilizado para a realização de aborto.

Os responsáveis podem responder por formação de quadrilha, receptação qualificada, corrupção e adulteração de produto destinado a fins terapêuticos, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. As penas variam de 20 a 60 anos, além de multa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.