Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sistema de ônibus que custou R$ 80 mi e levará torcida ao Mineirão é inaugurado sem concluir obras

Com atraso e incompleta, Estação Pampulha passa a funcionar a 26 dias da Copa

Minas Gerais|Do R7

Estação tem 80% das obras concluídas
Estação tem 80% das obras concluídas

Para testar o transporte passageiros antes da Copa do Mundo no trecho que levará torcedores até o Mineirão, a Prefeitura de Belo Horizonte inagura neste sábado (17) o Move na avenida Antônio Carlos, na Pampulha. O estádio será ligado ao centro da cidade em pista exclusiva para ônibus deste sistema.

Os 40 mil passageiros que passam a depender da Estação Pampulha, no entanto, vão perceber os atrasos da obra, que começou em 2012, consumiu R$ 80 milhões e só tem 80% das obras concluídas. A estação fica entre as avenidas Portugal e Pedro I e será o ponto de partida do Move nesta região.

Entre entulho e o canteiro de obras, os passageiros vão embarcar em três linhas que farão o trajeto diretamente até o centro 50 (Estação Pampulha/Centro - Direta), até o centro e a área hospitalar com paradas 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais) e até a Lagoinha 52 (Estação Pampulha/Lagoinha).

Leia mais notícias no R7 Minas


Oito linhas deixam de passar pela Antônio Carlos com a criação de alimentadoras do sistema, que têm tarifa reduzida: 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A), 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B)e 616 (Estação Pampulha/Céu Azul C), 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças), 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico), 618 (Estação Pampulha/Jardim Leblon) e 643 (Estação Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo).

O diretor de obras da Sudecap, Cláudio Neto, afirmou na quinta-feira (15) que as obras não atrapalham o funcionamento do Move.


— Mesmo com a entrada em operação das etapas do Move no corredor Antônio Carlos, as obras da Estação Pampulha continuarão até o fim do primeiro semestre deste ano, entre elas as obras do restaurante e do complexo de lojas e do prédio anexo da BHTrans. A continuação dessas obras não interferirá no funcionamento do sistema.

No piso superior, onde será o embarque e desembarque das linhas alimentadoras, ficarão as bilheterias, posto policial, pronto socorro e posto de informações. No piso inferior, onde será a plataforma das linhas troncais Move, haverá salas de apoio e controle operacional, lojas, estacionamento e receptivo turístico. Na plataforma 3 serão concluídos restaurante, administração e vestiários.

O trânsito deve se complicar em horários de pico até a criação de todas as linhas do Move previstas, já que as linhas convencionais e táxis, que hoje usam a pista exclusiva, vão passar a operar nas pistas comuns com os demais carros. A Estação de Integração Pampulha e as estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro, na área central, funcionarão 24 horas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.