Avenida Antônio Carlos inaugura Move com três linhas neste sábado
Oito linhas deixam de circular na avenida e são substituídas por alimentadoras
Minas Gerais|Do R7
Após uma série de adiamentos, o BRT Move começa a operar na avenida Antônio Carlos neste sábado (17). A BHTrans apresentou nesta terça-feira (13) os detalhes do sistema, que chega aos ususários com três linhas entre a Pampulha e o centro, área hospitalar e Lagoinha a 26 dias do início da Copa do Mundo.
Leia mais notícias no R7 Minas
Além destas, oito das atuais linhas serão substituídas por alimentadoras, que farão o mesmo trajeto dos bairros até a Estação Pampulha. Ao invés de atravessar a avenida Antônio Carlos para chegar ao centro, elas deixam os passageiros na Estação Pampulha, que usarão as novas linhas troncais pela pista exclusiva.
Foram criadas as linhas 50 (Estação Pampulha/Centro - Direta), que irá direto à Estações na Central; 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), que irá parar nas estações do corredor Antônio Carlos e do centro, e em pontos na Região Hospitalar; e a 52 (Estação Pampulha/Lagoinha), que também passará pela Antônio Carlos até a Lagoinha.
Na Área Central, as linhas 50 e 51 irão operar nas estações de Transferência Carijós (na Avenida Paraná) e Rio de Janeiro (na Avenida Santos Dumont). A partir desta semana, a Estação Rio de Janeiro será também o novo ponto de embarque e desembarque na Avenida Santos Dumont dos usuários da linha 83P (Estação São Gabriel/Centro – Paradora). Com isso, será permitida a integração entre as linhas dos Corredores Antônio Carlos e Cristiano Machado, ampliando as possibilidades de acesso a diferentes bairros sem pagamento de uma nova tarifa.
As linhas 2215 A, B, C e D, que hoje atendem ao bairro Céu Azul, serão transformadas em alimentadoras. Os usuários terão à disposição as novas linhas 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A), 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B) e 616 (Estação Pampulha/Céu Azul C). Além disso, a linha 2213 (Trevo via Garças) será substituída pela alimentadora 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças), enquanto a linha 2212A (Jardim Atlântico) será atendida pela linha alimentadora 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico). As linhas 2212B (Jardim Leblon) e 2212C (Copacabana via Monte Carmelo) serão substituídas, respectivamente, pelas alimentadoras 618 (Estação Pampulha/Jardim Leblon) e 643 (Estação Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo).
Estas linhas vão operar com tarifa a R$ 2,05. Para fazer a integração nas estações do Move, será necessário completar R$ 0,80. Dentro das estações o passageiro não paga nada para embarcar em outros ônibus.
Linhas desativadas - Novas Linhas (alimentadoras)
2212A (Jardim Atlântico) - 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico)
2212B (Jardim Leblon) - 618 (Estação Pampulha/Jardim Leblon)
2212C (Copacabana via Monte Carmelo) - 643 (Estação Pampulha/Copacabana via Monte Carmelo)
2213 (Trevo via Garças) - 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças)
2215 A (Céu Azul) - 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A)
2215 B (Céu Azul) - 615 (Estação Pampulha/Céu Azul B)
2215 C (Céu Azul) - 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças)
2215 D (Céu Azul) - 645 (Estação Pampulha/Santa Mônica via Jardim Atlântico)
* Com informações da BHTrans