Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tremor de terra volta a assustar moradores de Sete Lagoas (MG)

Pesquisadores da UNB preparam relatório sobre os abalos sísmicos que ocorreram na cidade diversas vezes neste ano

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Tremor registrado é considerado de baixa magnitude e não causou problemas
Tremor registrado é considerado de baixa magnitude e não causou problemas Tremor registrado é considerado de baixa magnitude e não causou problemas

O Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília) registrou mais um abalo sísmico em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (28). Desta vez, de magnitude 2.8 graus na escala Richter.

O tremor, considerado de baixa magnitude, aconteceu por volta de 0h43. Moradores sentiram o abalo e acionaram o Corpo de Bombeiros relatando abalo após um forte barulho.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o epicentro foi na região do bairro Santo Antônio. As forças de segurança não registraram ocorrências de problemas estruturais ou feridos em função do tremor.

Uma equipe da UNB estava na cidade no momento em que houve o abalo. O professor George Sand explica que o grupo estava no município para colher dados dos sismógrafos que foram instalados em agosto deste ano para monitorar o fenômeno que se tornou frequente em 2022 na cidade.

Publicidade

"Um tremor dessa magnitude, geralmente, não é causado por detonações. Ele tende a ser um fenômeno natural", explicou Sand.

O especialista também explica que o abalo pode ter sido causado por movimentações de falhas geológicas que ficam na região. Segundo ele, desde agosto, foram registrados ao menos três tremores com epicentro na cidade. Nenhum deles chegou a níveis com potencial de causar danos, que seria de 3,5 graus.

Publicidade

Os pesquisadores da UNB devem apresentar um relatório na segunda quinzena de janeiro de 2023 referente aos fenômenos registrados nos últimos meses. Segundo a UNB, só em 2022, foram 12 registros. O mais forte foi de 3 graus na escala Richter. Os dados vão ajudar os especialistas a indicarem áreas com possíveis riscos à população.

A Defesa Civil municipal está com equipes nos bairros onde o abalo foi sentido com maior intensidade para dar suporte à população. "Em caso de algum dano ou rachadura no imóvel ocasionado por tremores, o cidadão deve acionar a Defesa Civil pelo 153", ressaltou a prefeitura em comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.