Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vigia achava que mãe queria envenená-lo, diz Polícia

Ministério Público orientou a procurar o CAPs, mas Damião Santos não fez tratamento

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Damião Soares Santos morreu morreu no início da tarde de ontem em Janaúba
Damião Soares Santos morreu morreu no início da tarde de ontem em Janaúba Damião Soares Santos morreu morreu no início da tarde de ontem em Janaúba

O chefe da Polícia Civil de Montes Claros, Renato Nunes Henriques, disse que o vigia que ateou fogo em alunos de uma creche  de Janaúba, no norte de Minas Gerais, sofria delírios e agia como se fosse perseguido. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada no final da manhã, desta sexta-feira (6), em Janaúba.

Segundo Henriques, o vigia de 50 anos procurou o MP (Ministério Público) alegando que era perseguido pela própria mãe e ela estaria envenenando seus alimentos. Damião Soares Santos foi orientado pelo MP a procurar a Caps (Centro De Atenção Psicossocial), mas não compareceu e não realizou o tratamento.

Ainda de acordo com o chefe da Polícia Civil, o vigia sofria de delírio persecutório, mas que a enfermidade não tem relação com o ataque. “No momento da ação, ele tinha plenamente a consciência do ato que estava cometendo. Não estava surtado, estava em sã consciência, premeditou o ataque”, afirmou.

O Prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, disse na coletiva que Santos era vigia noturno da creche desde 2008, que não tinha contato direto com as crianças . Santos estava de férias e havia retornado ao trabalho na segunda-feira (2). Cumpria a jornada de 12 horas por 36 e não compareceu na quarta-feira (4). A diretora entrou em contato com o vigia na quinta (5) para saber o motivo da falta. Ele foi até o local levar um atestado médico, quando realizou o ataque.

Publicidade

Mendes ainda pontuou que nenhuma autoridade poderia desconfiar da atitude do vigia e que trata-se, portanto, de uma tragédia imprevisível.

Além do chefe da Polícia Civil e do prefeito, concederam entrevista o Secretário de Estado e Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a Secretária Municipal de Saúde, Cecília Meireles Freitas, o Diretor Técnino do Hospital Fundajan, Helvécio Albuquerque, o Coronel do Corpo de Bombeiros, Klevson Pires Martins, e o Promotor de Justiça Jorge Victor Barreto Cunha. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.