Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ID.3 e ID.4: aceleramos os primeiros elétricos da Volkswagen

Os dois modelos estão no Brasil para testar receptividade do público aos modelos elétricos

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

[embed id="61afb32e4b49558c820013fa" author="Volkswagen%2FDivulga%C3%A7%C3%A3o" dimensions="771x420" crop="&resize=771x420&crop=1280x697+0+117" description="Modelos%20contam%20com%20um%20visual%20arredondado%20" title="Modelos%20contam%20com%20um%20visual%20arredondado%20" url="https://img.r7.com/images/id3-e-id4-aceleramos-os-primeiros-eletricos-da-volkswagen-07122021161440981" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="771x420" device_type="mobile+desktop"]

A Volkswagen deu mais um passo para a introdução dos primeiros carros elétricos da marca no país. Depois de conhecer o ID.3 e ID.4 na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo o R7-Autos Carros provou a dupla em um evento teste da marca realizado em São Paulo. A Volkswagen convidou um grupo pequeno de jornalistas para provar as novidades em um circuito reduzido ao redor do Jóquei Clube de São Paulo.

ANDEI NO ID.3 e ID.4: novos carros elétricos da Volkswagen! Motor, ficha técnica e preço. Veja o vídeo!

Foi possível acelerar e testar alguns comandos do hatch e do crossover que irão compartilhar o mesmo conjunto mecânico: motor 100% elétrico de 204cv com mudanças apenas no conjunto de baterias. O ID.3 tem kit com 58kw o que rende 426km de autonomia enquanto o ID.4 tem conjunto de 77kw o que rende cerca de 522km rodando em ciclo misto conforme o padrão europeu. As baterias são de íons de lítio e podem receber carregamento rápido de até 120 kW. O carregamento completo leva 6 horas e 15 minutos segundo a VW.

ID.4 2022: SUV elétrico da Volkswagen: futuro do Taos, Tiguan e T-Cross - 200cv e 500km de autonomia. Veja o vídeo!

Publicidade

Bem equipados, os dois trazem itens como controle de Cruzeiro adaptativo, controle e permanência do veículo em faixa e conjunto de assistentes de direção, multimídia de 12 polegadas que responde até a comandos gestuais e painel digital de 5,3 polegadas, câmera de alta resolução, teto solar panorâmico entre outros itens. Veja as primeiras impressões.

Entre-eixos de 2.77m é o mesmo do hatch, mas o porta-malas tem 543 litros, de boa capacidade
Entre-eixos de 2.77m é o mesmo do hatch, mas o porta-malas tem 543 litros, de boa capacidade Entre-eixos de 2.77m é o mesmo do hatch, mas o porta-malas tem 543 litros, de boa capacidade

ID.3

Publicidade

O hatch elétrico tem porte e perfil semelhando do Golf. A vantagem está no espaço interno. Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros no carro de 4,26m de comprimento. A visibilidade também é favorecida pela inclinação dos vidros e basta entrar no carro com a chave no bolso e acionar a transmissão para a posição D para dirigir.

Multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz
Multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz Multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz

O motor de 204cv é ágil como esperado e o carro não perdeu a dirigibilidade típica dos modelos da marca. A calibração da direção é precisa e a distribuição de peso com as rodas nas extremidades é boa dando equilíbrio para o carro. Ao acionar o modo de regeneração da bateria o carro freia de forma equilibrada perdendo aceleração o que reduz o uso do conjunto de freio que é a disco na dianteira e a tambor na traseira.

Publicidade
Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros
Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros Foi possível perceber que os 2,77m de entre eixos deixaram o carro com espaço muito generoso para os passageiros

Neste primeiro contato aceleramos o carro a até 80km/h no trânsito da marginal pinheiros. A Volkswagen fala em 160km/h de velocidade máxima e aceleração de 0-100km/h em 7,6s.

ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia
ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia

ID.4

Já o Crossover apesar de visualmente semelhante tem sua dinâmica própria. É mais longo, mais alto e mais largo que o ID.3. Com proposta familiar ele tem 4,58m de comprimento, bem maior que o ID.3. O entre-eixos de 2.77m é o mesmo do hatch mas o porta-malas tem 543 litros, de boa capacidade.

Modelos têm um design bem parecidos
Modelos têm um design bem parecidos Modelos têm um design bem parecidos

Mais alto, o ID.4 repete a boa visibilidade e a direção do modelo sedã assim como o desempenho e os controles e assistentes de direção. O 0-100km/h é feito em 8,5s segundo a marca.

Modelo conta com uma grande central multimídia e painel digital
Modelo conta com uma grande central multimídia e painel digital Modelo conta com uma grande central multimídia e painel digital

A vantagem, sem dúvida, está no conjunto de baterias que promete mais de 500 km de autonomia, suficiente para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro e Curitiba, ir e voltar ao litoral e fazer viagens de média distância com maior conforto. Em um carregador residencial leva-se 8h para uma recarga completa.

Modelo tem um visual arrojado e futurista
Modelo tem um visual arrojado e futurista Modelo tem um visual arrojado e futurista

A Volkswagen não fala em valores mas já definiu os nomes das versões do ID.3 e ID.4 por aqui: “First Edition” que vão marcar o início da oferta destes elétricos no mercado brasileiro. Ao longo da semana a VW irá receber representantes de órgãos públicos e do governo, além de empresários e clientes considerados como público alvo dos modelos elétricos.

ID.4 tem faróis afilados e uma pequena grade dianteira
ID.4 tem faróis afilados e uma pequena grade dianteira ID.4 tem faróis afilados e uma pequena grade dianteira

Olhando para a ficha técnica do ID.3 por exemplo, com 204cv, ele estaria nivelado ao Nissan Leaf e Chevrolet Bolt, que custam em torno de R$ 320 mil por exemplo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.