Marcas chinesas já estariam interessadas na fábrica da Ford na Bahia
Grupo Caoa pode apoiar fabricantes orientais na compra de unidade fabril
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
As marcas Changan, GAC, Geely e Great Wall estariam interessadas na compra da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. Essas marcas seriam apoiadas pelo Grupo Caoa para estabelecer uma parceria igual a da Chery na linha de produção de Jacareí (SP). A informação foi divulgada pela CNN Brasil e coloca como pivô das negociações o próprio governo estadual. Além disso, o governo avalia outros compradores para unidade fabril segundo a agência de notícias.
FORD - MOTIVO da saída e HISTÓRIA da marca no Brasil. Veja o vídeo!
Se alguma empresa comprar a fábrica baiana terá um complexo pronto para produção de veículos, já que lá eram produzidos os atuais modelos da marca: Ka, Ka Sedan e EcoSport. A unidade fabril ainda tem como vantagem ter um polo industrial com empresas de lado, o que facilita a logística para fornecer peças ou outros insumos.
FIM DA FORD NO BRASIL? Ka e EcoSport sairão de linha! Saiba tudo. Veja o vídeo!
Apesar de não comentar o assunto, o Grupo Caoa esteve interessado na compra da fábrica de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Porém, um acordo não se concretizou e o terreno foi adquirido por uma construtora.
O grupo Changan já avaliou parcerias locais para a produção de modelos comerciais que tem grande apelo para o mercado brasileiro. A Changan tem um amplo portfólio com sedãs compactos como o Alsvin e os crossovers da linha CS além das minivans Star.
A Geely, proprietária do grupo Volvo, já teve parceria com a KIA Motors do grupo Gandini e ensaiou uma entrada no mercado nacional há alguns anos.
O mesmo vale para a Great Wall, uma das maiores fabricantes da China. Dona de várias marcas locais como Haval, Wey e Ora o grupo fabricou 1,1 milhão de veículos em 2020.
*Em colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.