Avião Solidário transporta primata de Manaus para o Rio para conservação da espécie
Animal 'foi resgatado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) em agosto deste ano e enviado ao Centro de Primatologia do Rio de Janeiro pelo Avião Solidário da LATAM para conservação de sua espécie
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro
Um primata da espécie Zogue-Zogue (Plecturocebus brunneus) recebeu um novo lar nesta terça-feira (14). Ele foi resgatado, em agosto deste ano, em Manaus por profissionais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e transportado gratuitamente para o Rio de Janeiro pelo Avião Solidário da LATAM, programa que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e conectividade da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. O transporte tem a finalidade de encaminhar o animal para conservação de sua espécie no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Depois que foi resgatado, o primata esteve sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais (CETAS/IBAMA) da capital amazonense, onde passou por avaliações e cuidados veterinários, com adaptação da alimentação e ambientação. Agora no novo lar, ele terá um alojamento definitivo e poderá conviver com outros indivíduos da mesma espécie.
O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Manaus à 01h45 (hora local), fez uma conexão em São Paulo/Guarulhos e foi desembarcado às 10h40 no destino final. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 4 mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para 9h um percurso que levaria mais de sessenta horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL
Com o transporte do Zogue-Zogue, são mais de 50 animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.
Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, e SOS Mata Atlântica.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.