Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caças britânicos e alemães interceptaram três aviões russos sobre o Mar Báltico

Jatos Eurofighter pilotados pelos aliados da Otan foram escalados para observar a aeronave russa no espaço aéreo internacional

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Avião de vigilância russo IL-20
Avião de vigilância russo IL-20 Avião de vigilância russo IL-20

A Luftwaffe da Alemanha publicou fotos dos aviões russos no Twitter na manhã de quarta-feira.

A Luftwaffe identificou os aviões como dois caças SU-27 flanqueando uma aeronave de vigilância IL-20 e disse que estavam voando com seus transponders desligados.

As duas nações estão realizando missões conjuntas sobre o Báltico como parte do policiamento aéreo da Otan até o final do mês.

Em maio, o Reino Unido assumirá a responsabilidade exclusiva pelo policiamento do espaço aéreo em torno dos estados bálticos da Estônia, Lituânia e Letônia .

Publicidade

A aliança militar ocidental disse ter interceptado cerca de 600 voos russos sobre o Báltico no ano passado – quase o dobro do número do ano anterior.

Como parte da missão de policiamento, jatos devem estar no ar em minutos para observar aeronaves russas que possam representar uma ameaça ao espaço aéreo da Otan.

Publicidade

Funcionários da Otan dizem que a “esmagadora maioria” de tais encontros é resolvida sem incidentes, embora tenha havido casos isolados de jatos russos realizando manobras perigosas.

Relatórios sugerem que a Rússia tem espionado a infraestrutura de energia da Europa Ocidental no Mar do Norte e no Báltico, incluindo parques eólicos offshore. Fontes de defesa insistiram que a interceptação na terça-feira foi "rotina".

Publicidade

Isso ocorre depois que caças da RAF interceptaram três caças russos e um avião espião que voavam perto do espaço aéreo da Otan na semana passada.

Os jatos Typhoon trabalharam com a Força Aérea Alemã para conduzir a missão como parte da Operação Azotize. Eles foram embaralhados depois que várias aeronaves russas foram encontradas voando sobre o Golfo da Finlândia e o Mar Báltico.

Falando sobre a interceptação de terça-feira, um porta-voz da RAF confirmou que os caças Typhoon da RAF e da força aérea alemã lutaram juntos a partir da base aérea de Amari, na Estônia.

O RAF Typhoon FGR.Mk 4 e jatos alemães foram enviados depois que aeronaves não identificadas foram avistadas sobre o Mar Báltico perto do espaço aéreo da Estônia.

A aeronave, operando como parte da Missão de Policiamento Aéreo Báltico da OTAN, interceptou um jato militar russo IL-20 que estava sendo escoltado por dois Sukhoi Su-27 Flankers, informa reportagem do The Telegraph.

Fontes de defesa disseram que o RAF Typhoon FGR.Mk 4 é “altamente capaz e extremamente ágil”. Ele pode ser implantado para todo o espectro de operações aéreas, incluindo policiamento aéreo, apoio à paz e conflitos de alta intensidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.